terça-feira, 1 de março de 2011

ESPECIALIDADES DESBRAVADORES

ECOLOGIA




1. Construir um diagrama do ecossistema de um pequeno açude de água doce, colando fotografias/figuras dos animais existentes.
Item prático.
NOTA – Utilize o item 5 para obter todas as informações que formam um ecossistema e tome como base para formar o ecossistema pedido neste item.

2. Escolher um mamífero, um pássaro, um réptil e um anfíbio que sejam comuns na região em que você mora, e construir para cada um deles um diagrama de sua pirâmide ecológica.

Individual

3. Saber o significado dos seguintes termos:
a. Ecologia - é o estudo dos seres vivos e o ambiente onde vivem, bem como as suas inter-relações.
b. Comunidade - conjunto de populações animais e vegetais que vivem numa área se relacionado uniformemente.
c. Cadeia alimentar - conjunto de alimentos disponível para as populações animais e vegetais.
d. Comensalismo - dois seres de espécies diferentes que dependem um do outro para viver.
e. Sucessão ecológica - quando um ser vive substitui o outro na cadeia, tornando-se o dominante.
f. Plâncton - existem 2 tipos: fitoplancton (vegetal) e zooplancton (animal). Vivem em suspensão nas águas doces, salobras e marinhas.
g. Conservação - a conservação ambiental consiste de conservar aquilo que temos para não ter problemas no futuro.
h. Comunidade clímax - comunidade que possui todos os elementos necessários para a teia alimentar, em harmonia.
i. Autotrófico - fabricam a própria alimentação através da água e gás carbônico. Ex: Plantas.
j. Bioma - conjunto de seres vivos de uma área.
4. Fazer observações detalhadas, em campo, e estudos, em livros, sobre o habitat de alguns pequenos animais de sua região. Escrever um trabalho: metade dele com os resultados de suas observações, e metade a partir de estudos de livros. Cerca de 700 palavras.
NOTA – Pesquise em livros de biologia, ciências do ambiente, etc. Não faça sobre o seu bicho de estimação, pois sua casa é um habitat artificial.


5. Definir um ecossistema e declarar os fatores biológicos e físicos básicos que o mantém equilibrado.
Os fatores abióticos (não-vivos) do ecossistema são: luz solar, calor, água em estado líquido, ar puro e solo. Os fatores bióticos (vivos) são: os produtores (plantas em geral), os consumidores primários (herbívoros), os consumidores secundários (carnívoros) e os decompositores (fungos e bactérias) que promovem a volta da matéria ao ambiente físico para fechar a cadeia alimentar.

6. Investigar como se faz a coleta de lixo em seu bairro. Quanto lixo sua família joga por dia? Por semana? Por ano? Como poderiam lidar melhor com o lixo?
NOTA - Cada cidade tem o seu lixão e a quantidade de lixo por família/dia pode variar. Consulte o lixão de sua cidade e procure dados sobre isso. Sem dúvida nenhuma, a melhor forma de ajudar é praticando a reciclagem do lixo. Separando o metal, plástico, vidro e papel dos orgânicos e entregando nos lixos destinados a este fim. Com as latas de alumínio recicladas pode-se até ganhar dinheiro com a venda.

7. Ler o jornal de uma cidade grande (a mais perto da sua se você não mora numa cidade grande) durante um mês, procurando os níveis de poluição atmosférica. Faça um gráfico demonstrando a curva deste nível durante o mês. Descobrir o que causou os pontos altos de sua curva.
NOTA - Este item deve ser feito da seguinte maneira, pegue um jornal de grande porte, como Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, O Globo, ou qualquer outro que fale sobre a sua região e observe todos os dias, durante o mês em questão como está o nível do ar em seu bairro. Faça um gráfico dizendo como foi a variação da poluição. Perceba que nos finais de semana ela tende a diminuir pela natural queda de veículos circulantes e fábricas em repouso.

8. Relacionar dez maneiras de trabalhar ativamente em favor de seu meio ambiente. Colocar quatro delas em prática.
- Programar uma limpeza de praça com o seu clube
- Quando passear com seu cão pelas ruas, recolha as fezes dele.
- Não jogue sujeira pela rua, pois entopem bueiros e causam enchentes.
- Programar o plantio de árvores em sua região junto à prefeitura
- Aderir ao programa de castração de animais para diminuir a superpopulação de cães e gatos
- Fazer folhetos informativos sobre conservação ambiental e entregar em sua região
- Fazer uma passeata pró-ecologia e chamar o máximo de pessoas para ajudar a divulgar as idéias
- Não atirar lixo nas encostas de rios e córregos, provocando imundícia nestas regiões.
- Economizar água, não lavando calçadas e quintal sempre com água, mas varrendo algumas vezes.
- Mostrar aos outros como conservar, economizar e dinamizar os recursos que dispomos hoje para não faltar amanhã.

9. Descobrir um trecho do Espírito de Profecia, e um texto Bíblico relacionado à ecologia, e ser capaz de explicar a sua relevância e aplicação em nossos dias.
Para este item, pode-se ler o Livro "Educação, capítulo - Ensinos da Natureza (pág. 97-120)" de Ellen G. White, CPB. Algumas citações:
"Não devemos meramente falar às crianças a respeito dessas criaturas de Deus. Os próprios animais devem ser seus professores. As formigas nos ensinam lições de paciente operosidade, de perseverança em superar obstáculos, providência para o futuro. E os pássaros são ensinadoras de suave lição de confiança. Nosso Pai celestial provê alimento; mas devem eles recolhê-lo, construir o ninho e criar a prole..." Educação, 117.
"Deve-se animar as crianças a buscar na natureza objetos que ilustrem os ensinos da Bíblia, e estudar nesta os símiles tirados daquela”.Educação pág. 120.

Maranata!

Nenhum comentário: