quarta-feira, 16 de março de 2011

FOGUEIRAS

Como Desbravador, nós sempre estamos ligados aos quatro elementos da natureza. Mas o fogo é o mais curioso deles. Aprendemos a fazer fogo de diversas maneiras para acender fogueiras, mas será que utilizamos esse precioso elemento de maneira correta? Existem vários tipos de fogueiras. darei alguns exemplos das mais utilizadas:

Fogo Caçador
Um dos melhores para cozinhar. Escolha dois troncos verdes de cerca de 50 cm de comprimento e 15 cm de diâmetro cada. Coloque-os lado a lado, com a abertura mais larga virada para o vento e a mais estreita sendo usada para apoiar as panelas. Mantenha o fogo baixo. Acrescente lenha quando for necessário. O uso de carvão também é apropriado. Os troncos verdes podem ser substituídos por grandes pedras ou tijolos adequadamente empilhados.

Cercadura de Pedra
Faz-se uma muralha de pedras, para impedir a ação do vento na fogueira. Depois põe-se 2 forquilhas com uma lenha verde, que servirá de sustentação da panela.

Fogo Estrela
Nada melhor que fazer uma roda de amigos os redor deste fogo. É o fogo mais básico, e é de longa duração, com calor brando. Consome pouco combustível e não necessário cortar lenha. Junte alguns troncos ou galhos ecos, disponha-os em forma de estrela de modo que todos se encontrem no centro, onde se acende uma pequena fogueira. À medida que as pontas vão se queimando, é só empurrar a lenha mais para o centro.

Cama Rápida
Pode usar-se carvão. É baseado numa fogueira, utilizando uma forquilha, uma madeira verde e uma pedra. Usado para cozinhar quando não há muitas pedras por perto.

Fogo de Trincheira
Este fogo consome pouca lenha, oferece menos riscos, não é incomodado pelo vento e não irradia tanto calor, sendo apropriado para os dias quentes. Construa uma valeta mais rasa e larga de um lado, e mais funda e estreita do outro, para que o vento sopre do lado mais largo para o mais estreito. Se o chão for duro, corte as bordas bem retas de modo que apóiem as panelas ou cruze sobre a cova alguns galhos bem verdes que possam apoiá-las. O único inconveniente deste fogo é ficar ao chão, o que deixa seu uso desconfortável.

Fogo Cone
Características: dá bastante calor e as chamas sobem como um fio dando muita iluminação. Como os troncos são consumidos rapidamente, necessita de maior manutenção.
A base é um quadrado com 1 a 1,2m de lado, dispondo-se dentro dele numerosos troncos colocados em cone.

Fogo em Linha
Esta montagem de fogueira é pouco usada, pois e difícil iniciar o fogo.

Fogo Refletor
Para as noites frias, prepare este excelente aquecedor natural: construa uma pequena murada com troncos verdes para dirigir o calor em uma só direção. Prepare a fogueira protegida na muralha. Cuide para que o vento sopre em direção à muralha e não à barraca. Uma rocha ou barranco podendo também colocar-se papel alumínio na parede, para refletir luz e calor também podem funcionar como refletor. Neste caso, verifique se o local é bom para se armar uma barraca.

Fogo de Conselho
Só pode ser usado na cerimônia do Fogo do Conselho, e de preferência não se deve usar combustíveis que não sejam naturais. Esse fogo já era usado nas reuniões de índios. E hoje usamos nos nossos acampamentos, de preferência na madrugada.

Agora é só escolher e bom acampamento!!

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom amei as dicas ❤️